Eletricitárias e eletricitários da Cemig entram em greve a partir do dia 20 de novembro

Gestão da Cemig apresentou uma contraproposta que disse ser a última e definitiva e que não atende os pontos principais das pautas de reivindicações da categoria apresentadas pelas entidades sindicais

Taís Ferreira

Rogério Hilário, com informações do Sindieletro/MG

As assembleias realizadas nos dias 13 e 14 de novembro, 91,23% de eletricitárias e eletricitários participantes rejeitaram a proposta apresentada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), para o acordo coletivo de trabalho (ACT) 2023/25 e 64,27% aprovaram a greve a partir da próxima segunda-feira, 20 de novembro.

O Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro/MG) e o Sindicato dos Técnicos Industriais (Sintec/MG) comunicam à população a paralisação das atividades na Cemig.

Na última quinta-feira, 9 de novembro, aconteceu sétima reunião de ACT 2023/24. O coordenador-geral do Sindieletro/MG, Emerson Andrada Leite, convocou a categoria para mobilização intensa, pela garantia de um acordo coletivo de trabalho que tenha, de fato, uma verdadeira representação das reivindicações encaminhadas à gestão da empresa pelo conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras.

A gestão da Cemig apresentou uma contraproposta que disse ser a última e definitiva. Segundo Emerson, a contraproposta não atende os pontos principais das pautas de reivindicações apresentadas pelas entidades sindicais. A contra pauta da Cemig continua distante da intencionalidade das diversas categorias que atuam na empresa, não apontando para uma solução aos problemas atuais.

EDITAL

SINDICATO INTERMUNICIPAL DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS – SINDIELETRO/MG  e o SINDICATO DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS DE MINAS GERAIS – SINTEC-MG para  cumprimento das exigências da Lei nº 7.783/89, comunicam que os empregados da COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS – CEMIG, CEMIG DISTRIBUIÇÃO S/A e CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S/A, realizaram Assembleia Geral Extraordinária e, considerando a posição de intransigência das empresas que resultou na frustração da negociação coletiva para formalização do acordo coletivo de trabalho da categoria, decidiram pela paralisação coletiva das atividades (GREVE), por prazo indeterminado, a partir da zero hora do dia 20/11/2023, para defender a efetiva negociação coletiva dos itens sociais e econômicos da pauta de reivindicações dos trabalhadores. Os eletricitários comunicam à população que serão prestados os serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, nos termos da lei 7.783/89.

Belo Horizonte, 15 de novembro de 2023. EMERSON ANDRADA LEITE – Coordenador-Geral do SINDIELETRO/MG e NILSON DA SILVA ROCHA – Presidente do SINTEC-MG