Nota da Fruse

Fruse CUT manifesta apoio à inclusão da Anapar no GT da Previdência

A Federação Interestadual dos Urbanitários do Sudeste (Fruse), em nome de todos os sindicatos e entidades que a compõe, manifesta apoio à participação da Associação Nacional dos Participantes da Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar) no Grupo de Trabalho da Previdência Complementar, instituído pelo Ministério da Previdência Social

Divulgação

Fruse

A Federação Interestadual dos Urbanitários do Sudeste (Fruse), em nome de todos os sindicatos e entidades que a compõe, manifesta apoio à participação da Associação Nacional dos Participantes da Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar) no Grupo de Trabalho da Previdência Complementar, instituído pelo Ministério da Previdência Social.

Esse GT foi instituído através do Decreto 11.543, de 01 de junho de 2023 e tem por objetivo elaborar propostas de revisão da regulação do segmento fechado de previdência complementar.

A criação desse Grupo de Trabalho no governo do presidente Lula com a inclusão da Anapar, demonstra um olhar diferenciado e reflete a necessidade de um foco do participante para todo arcabouço legal que rege a previdência complementar no Brasil.

Criado em razão dos participantes ativos, aposentados e pensionistas, e para que o sistema de Previdência Complementar seja protegido e sirva para aquilo que se propõe, ou seja, possibilitar uma previdência justa e digna que realmente atenda as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras, é fundamental a participação da Anapar nesse GT.

Também reconhecemos que a Anapar está sendo a primeira trincheira para os participantes pós período dos governos passados, que implementaram as reformas Trabalhista e de Previdência afetando o sistema de previdência Complementar. Mais: nessa época, o sistema financeiro (bancos, seguradoras, patrocinadoras multinacionais) encontrou terreno fértil e atacou, como nunca, de forma frequente e ininterrupta o sistema saudável de previdência complementar fechado. Com isso, ditou regras, resoluções, alterou estatutos e colocou nossos benefícios de previdência em risco, com o objetivo de transformar os benefícios de aposentadoria complementar em uma conta financeira, de banco ou seguradora prejudicando a todos aposentados, pensionistas idosos e idosas participantes destes planos em detrimento de melhorar os lucros já altos de empresas multinacionais e bancos.

A Anapar é a única entidade em nível nacional que representa de maneira irrestrita todos os participantes ativos e assistidos de fundos de pensão complementar fechados.

A participação dessa importante entidade no GT de previdência criado no governo Lula é essencial para as mudanças necessárias que visam o fim dos ataques aos nossos planos, que podem ampliar a previdência complementar e trazer melhorias para o sistema de Previdência como um todo.

É isso! Todos juntos na defesa dos nossos planos de Previdência das trabalhadoras e dos trabalhadores!

Confira Boletim da Fruse

Fruse_ApoioAnapar1