Movimentos sociais farão protestos contra as queimadas na Amazônia, nesta quinta

MAB

Redação CUT

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com apoio de outras entidades, convoca dia de luta em defesa da Amazônia, para esta quinta-feira. Atos estão sendo organizados em várias cidades brasileiras

 

 MAB
notice
 
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) convocou para esta quinta-feira (5) – Dia da Amazônia, um dia de luta para defender as riquezas nacionais, a soberania brasileira e, em especial, a Amazônia, tendo como motivo principal o aumento significativo do desmatamento e das queimadas na região, nos últimos meses, estimuladas por Jair Bolsonaro (PSL) e convocadas por ruralistas e fazendeiros no Pará, Rondônia e Mato Grosso.
Somente em julho, de acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento aumentou em 66%.
Em nota, o MAB convocou toda a sociedade brasileira a se manifestar em defesa da Amazônia, nesta quinta-feira. Os atos convocados já estão sendo já estão organizados em vários locais do país (veja relação abaixo) e contam com o apoio de movimentos sociais, movimento sindical, organizações que defendem o meio-ambiente, artista, intelectuais, além de entidades estudantis, de juventude, religiosas.
Em trecho da nota, o MAB afirma ser necessária “uma grande demonstração de repúdio a toda prática destrutiva, bem como à política ambiental equivocada do atual governo federal”.
 

Atos nesta quinta em defesa da Amazônia

Pará
Belem: ato às 17h no mercado São Brás
Marabá: ato às 19h, na Vila do espirito Santo
Itaituba: ato às 15h, no auditorio do Sintepp
Altamira: ato às 8h, na Praça da Bíblia
 
Rondônia
Porto Velho: ato às 6h, na praça das Três Caixas D’Água
 
Amazonas
Atos em Presidente Figueiredo e Vila de Balbina, com horário ainda não definidos
 
Amapá
Ferreira Gomes: ato às 8h, na Praça do bairro da Montanha
 
Rio Grande do Sul
Porto Alegre: ato às 17h, na Esquina Democrática
 
São Paulo
Capital: ato às 17h, na Praça da República (Marcha das Mulheres Indígenas)
Eldorado (Vale do Ribeira): ato a partir das 9h, no Quilombo do Sapatu
 
DF
Brasília: ato na Rodoviária do Plano Piloto:
-14h: Banquinha pela Amazônia
-16h: Oficina de Cartazes
-17h: Saída para o Ministério do Meio Ambiente
 
Rio de Janeiro
Capital: ato às 16h, no Largo da Carioca
 
 

Nota do MAB: 

O Movimento dos Atingidos por Barragens convoca a todo o povo brasileiro a se manifestar novamente em defesa da Amazônia no dia 05 de Setembro.
Ao estarmos juntos em todas as manifestações realizadas em defesa da Amazônia, bem como manifestar grande preocupação com a atual situação, nós do Movimento dos Atingidos por Barragens no Brasil, fazemos um grande chamado nacional para que mantenhamos a luta por esta justa causa.
Nossa convocação é para que mantenhamos em alto grau o nosso trabalho de conscientização nacional sobre os graves fatos que ocorrem. Queimar a floresta e os animais, destruir a extraordinária biodiversidade amazônica é algo que não devemos aceitar.
Para isso convocamos todos os movimentos populares e sociais do campo e da cidade, as organizações ambientalistas, as organizações estudantis e de juventude, o movimento sindical, as entidades religiosas, intelectuais e artistas, todo o povo brasileiro e apoiadores desta causa em todo o mundo a darmos uma grande demonstração de repúdio a toda prática destrutiva, bem como a política ambiental equivocada do atual governo federal.
Ainda não sabemos todos os interesses envolvidos nestes tristes episódios de destruição e vergonha nacional. Muitas podem ser as motivações para o que se está assistindo, mas esta prática de destruição ambiental é condenável e não pode ser aceita.
Neste momento a esperança está em criarmos um alto grau de consciência nacional e internacional, condenando quem pratica e quem incentiva estas práticas e criando as melhores condições possíveis para que nada do que estamos vendo tornem a ocorrer.
Por isso convocamos a todos para fazermos o máximo de esforço nestes dias, de chamamento, de debates, de organização para mostrarmos ao mundo que o povo brasileiro não concorda com este tipo de pratica. De nossa parte propomos a todas as organizações para construirmos conjuntamente manifestações no próximo dia 05 de setembro.
 
Defender a Amazônia é defender a vida! Somos todos atingidos.
 
Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)