BOLÍVIA

Nota da CUT-SP contra a tentativa de atentado à democracia na Bolívia

Na tarde de quarta-feira, 26, Exército Boliviano Juan José Zúñiga, liderou invasão ao Palácio Quemado em uma tentativa de golpe fracassada

Escrito por: CUT São Paulo

A Direção da CUT São Paulo manifesta total repúdio pela tentativa de golpe militar que aconteceu ontem (26), no país vizinho, Bolívia. 

Na tarde de quarta-feira, 26, o ex-comandante do Exército Boliviano Juan José Zúñiga, liderou a invasão ao Palácio Quemado, sede do poder executivo, em Laz Paz, na intenção de um golpe contra o governo de Luis Arce, eleito democraticamente pelos bolivianos. Em 16 de novembro de 2021, Arce participou de um evento da CUT na sede da Central. 

Após a tentativa, Zúñiga foi preso. O povo nas ruas de La Paz deu o recado contrário ao golpe e ocupou a Plaza Murillo, além de outros pontos do país, em uma importante demonstração de apoio ao estado democrático. 

O atentado contra a democracia deve ser sempre condenado. No Brasil, tivemos o péssimo exemplo recente com o 8 de janeiro de 2023, quando o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos. Uma tentativa que falhou e a democracia prevaleceu.

Nossa solidariedade ao governo boliviano e à população que resistiu bravamente à violação. A necessidade de estar sempre vigilante, em defesa da democracia, se mostra mais presente do que nunca, em diferentes países do mundo.