Trabalhadores da Neoenergia Elektro e demais empresas deliberam proposta de PLR 2024 e pauta da PLR 2025

Além dessas duas deliberações, a categoria também votará a cobrança da taxa negocial da PLR 2024. Participe!

Bira Dantas

Por: Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral

O Sinergia Campinas realiza assembleias nos próximos dias para deliberação da proposta de PLR 2024 da Neoenergia Elektro, bem como da cobrança de taxa negocial e da Pauta Específica de Reivindicações da PLR 2025 da Neoenergia Elektro e demais empresas. Participe!

Entenda a PLR

O Acordo Coletivo de Trabalho vigente (2023/2027), assinado em 01/11/23, contempla as 24 empresas do Grupo Neoenergia na base do Sinergia Campinas. A Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) está dividida em dois Termos Aditivos específicos ao Acordo Coletivo de Trabalho:

1º Termo:

ELEKTRO redes S.A.

2º Termo:

  1. ELEKTRO COMERCIALIZADORA DE ENERGIA LTDA;
  2. ELEKTRO OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO LTDA;
  3. AFLUENTE TRANS. DE ENERGIA ELÉTRICA S.A.;
  4. SE NARANDIBA S.A.;
  5. NC ENERGIA S.A.;
  6. NC ENERGIA S.A.;
  7. NEOENERGIA SERVIÇOS LTDA;
  8. NTT11 NEOENERGIA TRANSMISSORA 11 SPE S.A.
  9. POTIGUAR SUL TRANSMISSAO DE ENERGIA S.A.;
  10. EKTT 1 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  11. EKTT 2 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  12. EKTT 3 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  13. EKTT 4 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  14. EKTT 5 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  15. EKTT 6 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  16. EKTT 7 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  17. EKTT 8 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  18. EKTT 9 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  19. EKTT 11 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  20. EKTT 12-A SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  21. EKTT 13-A SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  22. EKTT 14-A SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A,
  23. EKTT 15-A SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A.

Os dois Termos Aditivos ao ACT garantem o pagamento da PLR para todos trabalhadores e trabalhadoras das empresas, ou seja, para os cargos denominados de não liderança e de liderança (ocupantes dos cargos de Diretores, Superintendentes, Gerentes, Supervisores, Consultores e Especialistas de todos os níveis e que são caracterizados como de confiança empresarial).

Vale destacar que apenas a Elektro Redes S.A. e, para os não ocupantes de cargos de liderança, o pagamento da 1ª parcela da PLR como antecipação é feito no final do mês de julho de cada ano. Sendo que o pagamento da 2ª parcela é realizado até o último dia do mês de março do ano posterior. Para as demais empresas e todos os ocupantes de cargos de liderança, o pagamento é efetuado em parcela única, também até o último dia do mês de março do ano posterior.

PLR 2024 – Negociação com a Neoenergia Elektro e demais empresas do ACT

Após muitas cobranças e insistências do Sinergia Campinas, depois de reuniões e debates entre empresa e Sindicatos, num processo que veio se intensificando desde março passado e sempre sendo informado e debatido junto à categoria, no último dia 18 de junho foi possível chegar a uma proposta de PLR 2024 que possa ser levada para a deliberação dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Proposta final a ser deliberada

Será aplicado o mesmo modelo de Participação nos Lucros e Resultados para este ano, adotado desde 2018.

São 7 Combos com um total de 19 indicadores, cujas metas e pontuação distribuídas poderá atingir 1.000 pontos.

A pontuação atingida ao final do exercício deste ano, permitirá a aplicação no máximo de até 2,25% do Ebitda alcançado. Este valor apurado será destinando para o pagamento da PLR 2024 para todos os trabalhadores (as) da Neoenergia Elektro, mortais e imortais.

O montante será aplicado 50% como parte fixa e 50% como parte variável, que depende da remuneração de cada trabalhador(a) e também do desempenho da sua Área de trabalho.

Garantida a antecipação da 1ª parcela, no valor de R$1.700,00 + 27% da remuneração, no final de julho de 2024 para os não ocupantes de cargos de liderança. A 2ª parcela será paga até o final de março de 2025, descontando-se o valor antecipado. Para os ocupantes de cargos de liderança, o pagamento será em parcela única, até o final de março de 2025.

Proposta final Objetivos 2024 –   Neoenergia Elektro

Detalhamento de alguns Combos:

Segurança 360º: A composição do objetivo Segurança 360º consiste na avaliação dos seguintes fatores relacionados à segurança: (a) Checklist dos itens de segurança; (b) CIPA Eficaz; (c) Taxa de Contato (acompanhamento de líderes e engenheiro com as equipes operacionais); (d) Trânsito (sedes); (e) Regras de Ouro (sedes). A apuração para este objetivo é realizada a cada trimestre através da avaliação do nível de segurança de cada base territorial (UTD) e sede das distribuidoras e não considera em seu computo índice de acidentalidade envolvendo os trabalhadores.

Enquadramento de Conjuntos DEC – Mede quantos dos 128 conjuntos elétricos da Elektro que estão dentro do limite regulatório de DEC proposto pela ANEEL garantindo qualidade de fornecimento de energia equivalente a todos os consumidores.

Enquadramento de Conjuntos FEC– Mede quantos dos 128 conjuntos elétricos da Elektro que estão dentro do limite regulatório de FEC proposto pela ANEEL garantindo qualidade de fornecimento de energia equivalente a todos os consumidores.

FER: Impactos de alterações regulatórias deverão ser neutralizados na apuração. Caso existam situações de calamidade pública ou força maior, as solicitações desse período devem ser expurgadas do indicador.

Neoenergia das demais empresas

Diferente da Elektro, o modelo de PLR adotado para as demais empresas do Grupo Neoenergia é diferente e não tem antecipação.

Apenas o pagamento em parcela única, no final do mês de março do ano posterior ao ano exercício de PLR.

ASSEMBLEIAS

Importante destacar que o fechamento do acordo específico da PLR 2024 fora da negociação da data-base é vantajosa para a categoria porque garante a possibilidade de melhora na renda e impede que seja utilizada de forma estratégica como moeda de troca com a retirada de conquistas e direitos previstos no Acordo Coletivo de Trabalho vigente.

A direção do Sinergia Campinas avaliou a proposta final da PLR 2024 da Neoenergia Elektro e demais Empresas e encaminhará na base pela sua aprovação, porque a proposta teve avanços com ajustes nas metas dos indicadores, e também encaminhará para aprovação a cobrança de taxa negocial como compromisso pela liberdade e autonomia sindical de sustentação financeira da luta de classe.

 Sem o Sindicato não há conquista!

 Os principais direitos da categoria foram fruto de muita luta e capacidade de negociação. A PLR é conquista da luta organizada dos trabalhadores por meio de seus sindicatos. Uma das principais bandeiras de luta do movimento sindical é a garantia da maior participação dos trabalhadores nos frutos de seu próprio trabalho. Hoje, esse benefício está previsto na legislação brasileira. Mas, para que os trabalhadores assegurem uma maior participação nos Lucros e Resultados, o Sindicato negocia o melhor modelo de PLR. Por isso é tão importante ser filiado!

Taxa Negocial PLR 2024

A  taxa negocial está prevista na 4ª cláusula do Termo Aditivo da PLR 2024 ao 2023-2027 da Neoenergia Elektro. Confira abaixo.

CLÁUSULA QUARTA – TAXA NEGOCIAL

4.1 Para o ano base 2024, fica estipulada em favor do SINERGIA CAMPINAS uma contribuição negocial da PLR 2024, no importe do mesmo percentual negociado para o reajuste dos salários (IPCA pleno de 3,93%) que será descontada do valor a ser pago a título de PLR aos empregados ora representados pelo SINERGIA CAMPINAS pela NEOENERGIA ELEKTRO no ato do respectivo pagamento que ocorrerá em março de 2025, em favor da entidade nos termos da cláusula quarenta e quatro do Acordo Coletivo de Trabalho vigente.

4.2 Nos termos da cláusula quarenta e quatro do Acordo Coletivo de Trabalho vigente, os empregados abrangidos pelo presente instrumento, ora representados pelo SINERGIA CAMPINAS, poderão manifestar sua oposição à contribuição negocial ora acordada, a ser exercida pessoal e formalmente, na sede do SINERGIA CAMPINAS, até o dia 10 do mês de desconto.

Por isso, o Sindicato também encaminhará para aprovação a cobrança de taxa negocial como compromisso pela liberdade e autonomia sindical de sustentação financeira da luta de classe. Sem o Sindicato não há conquista!

Participe das assembleias! Delibere a PLR 2024, a taxa negocial e a Pauta de Reivindicações da PLR 2025!

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas