CS 2024: Quarta rodada da CTEEP tem proposta rejeitada. De novo!

Reunião aconteceu nesta quinta-feira (11) e empresa frustrou expectativas. Nova rodada está marcada para o dia 19

Bira Dantas

Por: Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT

Depois de quase duas horas e meia de discussão, o Sinergia CUT e demais sindicatos rejeitaram novamente a proposta do negociador da CTEEP. Foi esse o resultado, depois de idas e vindas, da quarta rodada de negociação realizada de forma virtual nesta última quinta-feira (11), frustrando, mais uma vez, as expectativas dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Confira a proposta da empresa:

Demais Cláusulas:

Demandas CTEEP:

AVANÇOU, MAS AINDA É INSUFICIENTE!

 O Sinergia CUT afirmou que esta proposta tem avanços em relação à apresentada na 3ª rodada de negociação, porém pode melhorar por estar aquém da pauta da categoria. Destacou que há necessidade de reposição da inflação com aumento real de 3% nos salários e demais benefícios e, ainda mais nos benefícios de alimentação.

O Sindicato destacou também outros itens como igualdade de gênero, LGPD e Home Office, além da vigência do Acordo Coletivo de Trabalho por, no mínimo, 2 anos. No caso de afastamento por auxílio doença a solicitação é aumentar o benefício Vale Refeição de 6 para 12 meses. Além do mais, a proposta da empresa de alteração com redução no banco de horas não atende a categoria.

O Sindicato ainda discorda do teto limitador do reajuste salarial para quem recebe salário base até R$ 15.600,00, bem como a exclusão dos Executivos (gerentes e diretores) do reajuste salarial negociado pelas entidades sindicais. Novamente, reiterou que a Associação dos Aposentados da Fundação Cesp (AAFC) tem decisão judicial através de uma liminar para que não haja a exclusão dos Executivos (gerentes e diretores) aposentados do aumento salarial (lei 4819). Veja:

Mais uma vez os dirigentes do Sinergia CUT lembraram na mesa os bons resultados da companhia em 2023, já que o debate se dá primeiro pela reposição da inflação e por aumento real nos salários e benefícios (no ano passado, a ISA Cteep e suas controladas tiveram um lucro líquido 24,68% acima do registrado em 2022. A receita operacional líquida de R$ 6.215,5 milhões significa um aumento de 14,03% frente 2022…).

Diante da rejeição da proposta e das considerações, o negociador da empresa afirmou que levará o pleito para a avaliação da sua Direção. Nova rodada de negociação foi marcada para a próxima sexta-feira, dia 19 de julho. Que venha uma proposta digna de ser apreciada pela categoria!

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas