CS 2024

CS 2024: negociações abertas na AES Brasil Operações

Reunião de abertura da Campanha Salarial aconteceu na manhã desta sexta-feira (24).

Bira Dantas

Por: Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral

Aconteceu nesta sexta-feira (24) a abertura das negociações da Campanha Salarial 2024 entre o Sinergia CUT e a AES Brasil Operações, que atravessa um processo de mudança acionária, uma vez que, segundo anúncio do último dia 15, a AES passará a ser subsidiária integral da Auren ainda neste ano.

Mesmo com tais mudanças à vista, a empresa abriu a reunião de negociação reafirmando que quem estará à frente desta Campanha Salarial ainda serão os representantes da AES e ressaltou que o processo de venda efetiva, ou seja, a assinatura do documento final – quando a Auren irá efetivamente assumir a AES Brasil – deverá ocorrer somente daqui a quatro ou seis meses.  Portanto, essa CS 2024, por parte patronal, ainda será direcionada pela AES Brasil.

Por fim, a empresa agradeceu as entidades sindicais presentes e garantiu que fará o possível para dar celeridade ao processo de negociação.

Momento de união e luta. Sinergia CUT reforça as Reivindicações

As entidades do Sinergia CUT reforçaram na mesa a pauta dos trabalhadores. “Trata-se de um momento difícil, como ocorre com toda transição e o Sindicato, como sempre fez, nesse momento em especial, intensifica sua luta pela manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores, com a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho e o aprimoramento das  cláusulas que necessitam de melhorias”, afirmaram os dirigentes sindicais.

O Sinergia CUT defendeu também a necessidade de reajuste salarial com aumento real, reajuste dos benefícios de alimentação acima da inflação, manutenção do PIA, uma cláusula de política de emprego atualizada, no sentido de preservar os empregos dos trabalhadores e trabalhadoras, garantias de PLR e manutenção de todas as cláusulas do atual acordo, bem como atendimento das demais reivindicações que estão na pauta dos trabalhadores, além da manutenção e prorrogação dos termos aditivos de sobreaviso e de operação das usinas.

Enfim, os sindicatos solicitaram que o processo ocorra, sem prejuízo do debate, mas de uma forma rápida.

Agenda de negociação

O calendário de negociação ficou definido da seguinte forma: 05 e 12 de junho, sempre às 07h30, de forma virtual. Fique ligado!

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas!