Mulheres e Mães

FELIZ DIA DAS MÃES! DIA DE REFLEXÃO E DE LUTA!

Coletivo de Mulheres do Sinergia CUT

Escrito por Coletivo de Mulheres do Sinergia CUT

O Coletivo de Mulheres do Sinergia CUT parabeniza todas as mães do mundo, do Brasil e especialmente as da categoria energética, verdadeiras guerreiras que encaram desafios todos os dias, durante todo o ano, e ainda têm que lutar diariamente para combater a discriminação e a desigualdade de gênero.

Neste domingo (12), estamos vivendo mais um dia especialmente dedicado a nós, mulheres e mães, com muitas homenagens, alguns presentes e vários encontros familiares. Mas, seria legal que fosse um dia especial também para uns minutinhos de reflexão, principalmente sobre a nossa luta por igualdade de gênero, já que a vida vai nos levando nas dificuldades do dia a dia, sem que a gente perceba a importância de falar sobre isso.

Em pleno século 21, as mulheres continuam sub-representadas na política, têm remuneração menor, sofrem mais assédio – moral e sexual – e estão mais vulneráveis ao desemprego. No Brasil, as mulheres dedicam muito do seu tempo ao cuidado de outras pessoas e de afazeres domésticos em uma jornada extraordinária para além da jornada profissional.  

Nessa jornada extraordinária, muitas vezes não reconhecida e nunca remunerada, elas dedicam quase o dobro do tempo dos homens – trabalham 21 horas, enquanto eles ficam com 11 horas. Tudo isso depois de um dia inteiro de trabalho quando, ao chegar em casa, ainda têm a “responsabilidade” de cuidar de idosas ou idosos, filhas ou filhos, maridos ou companheiros, seja cozinhando, lavando, passando ou limpando, entre tantos afazeres domésticos.

Pior: para além de toda essa sobrecarga de trabalho sem remuneração, já que esses cuidados são invisibilizados, no campo profissional ainda temos salários 30% menor do que os de homens que desempenham a mesma função.

Por isso, é também papel fundamental do Sinergia CUT e sindicatos acompanharem se as empresas energéticas estão cumprindo a Lei de Igualdade Salarial, sancionada pelo presidente Lula em 2023, para depois cobrar providências a fim de tornar menos intensa essa desigualdade.

Bom motivo para que nós, do Coletivo de Mulheres, fiquemos atentas e fortes, no desafio de unir toda a classe trabalhadora nessa luta pelos direitos das mulheres. Vem com a gente. Feliz dia das mães!

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas