CS 2023: ainda sem consenso na terceira rodada da Energisa SS

Nesta última quarta-feira (30), aconteceu a terceira rodada de negociação da Campanha Salarial 2023 entre representantes da Energisa Sul Sudeste e dirigentes do Sinergia Campinas e do Sinergia Prudente.

Nesta reunião, os negociadores da empresa manifestaram retorno referente aos seguintes pontos: repasse da mensalidade sindical, bolsa de estudo, banco de horas e uniforme e ainda apresentaram proposta para contribuição assistencial, assinatura eletrônica e inclusão da Energisa Comercializadora como parte do ACT.  

Confira como foi a discussão:

  • Banco de Horas – especificamente neste ponto, a empresa apresentou desenvolvimento de ferramentas que visam esclarecer os trabalhadores quanto ao respectivo saldo de banco de horas.
  • Uniforme – os Sindicatos solicitaram que a Empresa forneça a Política Interna, pois, se existe pedido dos trabalhadores quanto ao tema, é porque não houve divulgação da mesma
  • Contribuição Assistencial – a alteração proposta pela Empresa caracteriza pratica antissindical, portanto, não autorizada a mudança
  • Assinatura Eletrônica – os Sindicatos não entendem a necessidade da inclusão desse item no ACT, haja vista que a Empresa já utiliza a assinatura nas contratações e homologações onde a lei já permite
  • Quanto à inserção da Energisa Comercializadora os Sindicatos não se opõem desde que haja avanços na pauta de reivindicação dos trabalhadores para contemplação desse item.

Os Sindicatos apresentaram sugestão de melhorias nas propostas de texto referentes ao Banco de Horas e Bolsa de Estudo e os negociadores da empresa se comprometeram a analisar.

Na sequência, a empresa apresentou a seguinte proposta:

  • Manutenção das cláusulas dos atuais ACTs
  • Vigência de 2 anos do ACT
  • Avanço na cláusula de vale-alimentação em percentual de 3,70% (acima da inflação)
  • A aplicação de 100% do INPC de agosto de 2023 (3,53%) para reajustes salariais e demais benefícios
  • Proposta de adiantamento de R$ 1.800,00 da PLR 2023 a ser pago no mês de fechamento do ACT de PLR, com o comentário de sustentabilidade do negócio frente aos desafios principalmente da GD (Geração Distribuída).

A empresa informou que enviará carta de prorrogação de data-base até o dia 30/09/2023.

A bancada dos trabalhadores avalia que a proposta econômica está bem aquém da pauta de reivindicações aprovada pela categoria e que ainda há pontos a serem discutidos. Nova rodada foi agendada para o dia 20 de setembro, às 9h. Fique ligado.

A luta agora é por aumento de salários e direitos!”

___________________________________________________

Para relembrar como foi a rodada anterior, clique aqui.