CS 2023 Tijoá: Sindicato convoca assembleia. A decisão é dos trabalhadores!

Diante da intransigência da empresa em apresentar uma “proposta final” que não atende à pauta dos trabalhadores, Sinergia Campinas faz assembleia na segunda (31)

Bira Dantas

Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral

Diante da intransigência do representante da Tijoá Geração de Energia na mesa de negociação da Campanha Salarial 2023, a direção do Sinergia Campinas realiza assembleia decisiva com os trabalhadores da empresa nesta segunda-feira (31), às 7h30.

Em discussão está a proposta que a Tijoá apresentou como “final” apesar dos argumentos do Sindicato de que não atende à pauta aprovada pela categoria e não leva em consideração um cenário econômico mais favorável.

“Proposta final”
A proposta patronal, apresentada na reunião do último dia 7, se resume a um reajuste de salários e benefícios econômicos em 3,94% (IPCA), manutenção das demais cláusulas do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) e vigência por dois anos. E nada mais…

Os dirigentes do Sindicato reprovaram a proposta apresentada e ressaltaram a enorme frustração que deve causar aos trabalhadores. “Enfatizamos que o cenário econômico nacional está favorável ao aumento real de salários e do kit alimentação para 91% das negociações. Também destacamos o excelente nível dos reservatórios e o crescimento financeiro projetado pela empresa”.

Lamentável
O Sindicato ainda insistiu na continuidade da mesa de negociação, inclusive formalmente, através de correspondência encaminhada no último dia 14.
Ainda assim, a Tijoá continou intransigente. Em resposta também formal no mesmo dia, manteve a mesma posição e afirmou que “caso seja rejeitada a mesma proposta da empresa pelos empregados retornaremos em uma reunião para tentarmos uma nova proposta”.

Diante da recusa da empresa em continuar negociando, a direção do Sinergia Campinas decidiu encaminhar a proposta patronal rejeitada na mesa para avaliação e decisão dos trabalhadores. “Vamos continuar defendendo a rejeição dessa proposta pelos trabalhadores, para que a empresa volte à mesa de negociação e consigamos avançar na conquista de aumento real de salários e benefícios econômicos”.

Rejeitar para avançar
É por isso que a participação de todos na assembleia de segunda (31), antes da entrada, na porta da empresa, é decisiva. “Vamos juntos lutar pelo nosso futuro e por mais direitos exigindo a reabertura da negociação, possibilitando avanços e, principalmente, levando em consideração as justas reivindicações da pauta da categoria”, afirma a bancada sindical.

Participe! Afinal, como sempre, a decisão é dos trabalhadores!!!

A luta agora é por aumento de salários e direitos!