CUT-SP terá programação especial para celebrar Julho das Pretas 2023

Atividade nesta quinta, 13, abrirá série de eventos promovidos pelos sindicatos  

Arte: Maria Dias/CUT-SP

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

A Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-SP organiza nesta quinta-feira, 13, uma atividade especial para celebrar o Julho das Pretas. A ação dará início a uma série de eventos programados pelos sindicatos paulistas por ocasião da data. Será a partir das 14h, no auditório da sede da Central, no bairro do Brás, na capital.

O Julho das Pretas na CUT-SP terá mesas de debates, apresentação cultural, feira afro, coquetel e uma confraternização ao estilo kizomba. Para participar, é preciso preencher uma ficha de inscrição (clique aqui).

Idealizado pelo movimento negro, o Julho das Pretas é um momento para debater sobre as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e a todas as formas de violação de direitos, especialmente para as mulheres negras. Ao longo de todo o mês, são realizadas diversas atividades, como rodas de conversas, exposições, apresentações culturais e marchas – ações que buscam referenciar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, em 25 de julho.

Para a CUT, é também o momento para destacar o protagonismo das mulheres negras no movimento sindical e fortalecer as pautas por igualdade, emprego e renda para as mulheres negras, primeiras a serem vitimadas por crises econômicas e sociais e pandêmicas. É também uma oportunidade para compartilhar conquistas dos sindicatos, incluídas em convenções coletivas, de iniciativas que promovam a redução das diferenças de oportunidades e condições de trabalho entre negros e não negros.

Além do evento na CUT-SP, muitos sindicatos irão organizar ações para suas bases, como formar de marcar a data e destacar o protagonismo da mulher negra. A agenda será divulgada em breve.

____________________________________________