Congressos

Juntos somos mais fortes! Juntos somos Sinergia CUT!

A frase é do presidente do Sinergia Gasista, Gilson Gonçalves de Souza, durante a solenidade de abertura oficial do 6º Congresso do Sinergia CUT e 15º do Sinergia Campinas, na noite desta sexta-feira (10)

Pedro Amatuzzi

Nice Bulhões

Brasil/Meu Brasil ande pra frente/Venha com a gente pra Avenida desfilar/É chegada a hora da verdade/Não é preciso mais você se disfarçar/Levante os panos, mostra tua cara/E assuma essa cara que você tem
 Primeira estrofe do samba enredo “Brasil Mostra Tua Cara”, do Grêmio Cultural e Recreativo Escola de Samba Rosa do Futuro, de 1988, dos compositores Antonio Carlos (TC) Santos Silva e Aluízio Jeremias

A emoção tomou conta da abertura oficial do 6º Congresso do Sinergia CUT e 15º do Sinergia Campinas, na noite desta sexta-feira (10). Primeiro, com a apresentação dos artistas da Casa de Cultura Tainã: Antonio Carlos (TC) Santos Silva, no violão, e sua filha, Layla Xavier Silva , no tambor de aço (steel drum em inglês). Depois, com as mensagens presenciais e as recebidas por meio de vídeos daqueles que não puderam comparecer ao evento, realizado no hotel Nacional Inn Campinas Trevo, em Campinas. Em uníssono, os presentes encerraram a festa com o grito: “Juntos somos fortes! Somos CUT!”

Os cerimonialistas – a presidente do Sinergia Prudente, Aparecida Elvira Tonetto Zanoni, e o diretor de Formação Sindical do Sinergia Campinas, Mario Macedo Netto – lembraram no decorrer de suas falas a experiência de liberdade e autonomia sindical do Projeto Sinergia CUT, bem como toda a resistência nesses quatro anos de risco de ruptura democrática. Fizeram uma imersão na história, desde a criação do Sinergia CUT, em 16 de novembro de 1997, com a união dos eletricitários de Campinas e gasistas; passando pela filiação à CUT em 1999; até a atual composição, com oito sindicatos.

Por isso, uma salva de palmas foi dada a todos que ajudaram a construir essa trajetória, sendo que alguns foram citados nominalmente: “Manoel Viegas, Djalma, Jesus, Wilson Marques, Deise Capelozza, Rogério da Silva, Augusta, Artur Risso Neto, Sidney Batista, Ledo, Conceição, Chicão, Saturno, Denilvo, Valdivino, Di Bastiani, Marcia Pinatti, Vicente Andreu, Kjeld, Zailton, Iracilda, Gentil, Adão Luiz, Alberto Soares e Artur Henrique.” Alguns homenageados in memoriam, alguns não puderam comparecer e outros estavam presentes, como o dirigente Wilson Marques de Almeida, que realiza semanalmente a live “Panorama Energético”, pelo Facebook do Sindicato.

É chegada a hora da verdade

O verso é do músico e compositor TC Silva, coordenador da Casa de Cultura Tainã, citado acima e faz parte do samba enredo “Brasil Mostra Tua Cara”. Acompanhado da filha, a cantora e musicista Layla Xavier Silva, TC Silva recitou a letra inteira e lembrou que ela é de 1988, ano da Constituição Federal, conhecida como Constituição Cidadã. “Nasci em Campinas , onde foi grande a exploração do trabalho de escravos.” Segundo ele, após quatro anos de retrocesso, este é um ano de esperança, com a eleição de um governo democrático.

O músico e compositor TC Silva, coordenador da Casa de Cultura Tainã, e sua filha, a cantora e musicista Layla Xavier Silva, se apresentaram nos congressos. Foto: Pedro Amatuzzi

Os artistas apresentaram um repertório cheio de ancestralidade e de esperança, com as músicas “Fios de Memória” (clique aqui para assistir ao clipe) e “Tempo de sonhar” (clique aqui para assistir ao clipe). Como diz esta última música, com letra de TC Silva:

Não vou cantar em vão/Meu drama é real/Só vou votar no chão/Antes que acabe o meu tempo/De sonhar/Que Deus é pai da terra é pai de todos nós/Que o peso dessa terra não vai ficar/Nos pés cansados de nós/Nos sonhos presos de nós

Somos oito no Projeto Sinergia CUT!

Os presidentes e representantes dos oito sindicatos que fazem do Projeto Sinergia CUT foram convidados a fazer uma breve saudação. Apenas o presidente do Sinergia de Mococa, Osvaldo de Jesus Pasotto, não pôde participar e não houve tempo hábil de encaminhar um representante, mas desejou as direções sucesso nos congressos. Seguem abaixo uma frase cada presidente/representante:

Carlos Alberto Alves. Foto: Pedro Amatuzzi

 

 “Os congressos são para ajustar e traçar os rumos de nossos sindicatos, que precisam ir além das reivindicações econômicas de campanha salarial, inserindo também as lutas sociais, como ações contra a homofobia e racismo.”

Carlos Alberto Alves, presidente do Sinergia CUT.

 

Rogério Rosa. Foto: Pedro Amatuzzi.

 

“O Congresso foi e está sendo uma aula. Parabéns a todos os envolvidos.”

– Rogério Rosa, presidente do Sinergia Araraquara.

Geraldo Braga. Foto: Pedro Amatuzzi.

 

“É possível sonhar novamente; é possível sonharmos juntos.”

– Geraldo Braga, presidente do Sinergia Bauru.

Claudinei Donizeti Ceccato. Foto: Pedro Amatuzzi.

 

 

 “Precisamos sair da resistência e das trincheiras porque agora temos fôlego para pautarmos a sociedade e recuperarmos os direitos das classes trabalhadoras.”

– Claudinei Donizeti Ceccato, presidente do Sinergia Campinas.

Gilson Gonçalves. Foto: Pedro Amatuzzi.

 

 

“Juntos somos mais fortes! Juntos somos Sinergia CUT!”

– Gilson Gonçalves, presidente do Sinergia Gasista.

 

Elias Perroti. Foto: Pedro Amatuzzi.

 

“Parabéns ao Sinergia CUT, que completa 25 anos!”

– Elias Perroti, do presidente do Sinergia Litoral.

Elvira Caetano de Oliveira. Foto: Pedro Amatuzzi.

 

“Estamos tentando trazer mais mulheres para as entidades porque é daqui que saem decisões importantes.”

– Elvira Caetano de Oliveira, secretária de Finanças do Sinergia Presidente Prudente.

Fernando Ribeiro do Carmo. Foto: Pedro Amatuzzi.

 

“O Congresso amplia o nosso conhecimento e nos faz aprender mais.”

– Fernando Ribeiro do Carmo, secretário geral do Sinergia São José do Rio Preto.

Convidados presentes

O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Campinas Pedro Tourinho (PT) disse que o Brasil está em um momento de retomada da democracia. “Precisamos, neste momento, retomar a nossa ousadia e criatividade. Temos a tarefa de retomar a Eletrobras e de construir um plano ousado para o setor elétrico.”

Foto: Pedro Amatuzzi.

O secretário-geral adjunto da CUT Brasil, Aparecido Donizeti da Silva, representou o presidente da Central, Sergio Nobre, que mesmo assim enviou um vídeo. “Estamos em um período de reconstrução. Esses dois congressos precisam concretizar algo para o Congresso da CUT”, apontou Donizeti. “

“É preciso trazer de volta a concepção de classe”, afirmou o presidente da Federação Regional dos Urbanitários do Sudeste (Fruse), Esteliano Gomes Neto. “O combate à fome teve a mão do Sinergia Campinas. Por isso, quero parabenizar os companheiros do Sinergia CUT e de todos os outros sindicatos presentes”, disse o coordenador da subsede da CUT Campinas, Agenor Soares, que lembrou que o PT completou 40 anos neste dia 10 de fevereiro.  

Saudações virtuais

Não puderam comparecer, mas enviaram saudação por meio de vídeo: o ministro do Trabalho Luiz Marinho; a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann; o presidente da CUT, Sérgio Nobre; e a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-São Paulo, Márcia Viana. Confira vídeo abaixo.

 

Encerramento

Para encerrar o 6º Congresso do Sinergia CUT e 15º do Sinergia Campinas, todos foram convidados a se levantar, erguer os punhos e dizer:

JUNTOS SOMOS FORTES! SOMOS CUT!