Readmissão já

Sinergia CUT repudia prática antissindical da TV Tem e presta solidariedade a Sérgio Pais

Sinergia CUT

Direção do Sinergia CUT

Jornalista e dirigente sindical é demitido sumária e injustamente pela emissora, afiliada da TV Globo, em Bauru

A direção do Sinergia CUT, entidade que unifica oito sindicatos de eletricitários e gasistas do estado de São Paulo, repudia publicamente a intransigência e a prática antissindical da TV Tem, afiliada da Globo em Bauru, que demitiu o jornalista e dirigente sindical Sérgio Pais de maneira arbitrária, com uma acusação sem provas de ter roubado “um chocolate”.

Com mais de 30 anos de profissão, o jornalista foi demitido sem sequer ter o direito de defesa, constitucionalmente assegurado, e sem qualquer possibilidade de contestação diante da injusta e arbitrária atitude da empresa em que atua durante quase dez anos.

A emissora ignora, também intencionalmente e com má fé, que Sérgio Pais é dirigente sindical, atua há anos no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e sempre teve uma postura combativa em defesa da categoria e da classe trabalhadora, sendo perseguido pela empresa durante os anos do mandato na entidade.

“A TV Tem, de maneira sórdida, acusa o dirigente de furto. É uma agressão ao jornalista e um ataque ao sindicato. O fato ganhou grande repercussão na mídia nacional, trazendo danos morais e psicológicos para Sérgio e sua família”, destaca a nota do SJSP.

O Sinergia CUT repudia, com indignação, essa atitude antissindical da afiliada da Globo, que contraria o artigo 8° da Constituição Federal (CF) e a Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Diante da demissão injusta e arbitrária também prestamos solidariedade a Pais, ao SJSP e exigimos a readmissão imediata do jornalista.

Temos uma história de luta baseada no direito à livre atividade sindical e no princípio de liberdade e autonomia sindical. Juntos e juntas somos fortes, somos CUT!

Direção do Sinergia CUT