Vêm aí os Congressos: 6º do Sinergia CUT e 15º do Sinergia Campinas!

Sinergia CUT

Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral

25 anos depois da criação do Sinergia CUT, referência de liberdade e autonomia sindical, Congresso acontece nos próximos dias 10 e 11, junto com o 15º Congresso do Sinergia Campinas  

Objetivo dos encontros é definir estratégias para o avanço do projeto , o fortalecimento da organização sindical e as mudanças estatutárias

Delegados e delegadas eleitos em assembleias realizadas em todo estado de São Paulo participam do 6º Congresso do Sinergia CUT que acontece na sexta (10) e sábado (11), no hotel Nacional Inn, em Campinas. Paralelamente, o Sinergia Campinas promove também o 15º Congresso da entidade, para debate conjunto sobre cenários e desafios futuros para a classe trabalhadora.

Os encontros têm como objetivos principais a aprovação de resoluções para avançar no projeto Sinergia CUT, o fortalecimento da organização sindical e a atualização do Estatuto das duas entidades. O 6º Congresso do Sinergia CUT marca os 25 anos de fundação do projeto que unificou a luta de eletricitários e gasistas do estado de São Paulo, em uma assembleia histórica realizada em 16 de novembro de 1997, com a aprovação de mais de mil trabalhadores energéticos paulistas.

Atualmente, o Sinergia CUT reúne oito sindicatos abrangendo eletricitários de Araraquara, Bauru, Campinas, Litoral, Mococa, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e gasistas de São Paulo. Com uma história construída pela liberdade e pela democracia, as entidades têm agora a missão de atualizar ações para fortalecer a organização sindical da categoria, respondendo aos desafios do novo cenário brasileiro e às necessidades das bases para fortalecer as batalhas que estão por vir.

Além do fortalecimento da organização sindical, os Congressos devem aprovar resoluções para avançar no projeto e atualizar os Estatutos das entidades. “Serão dias de intensos debates para reflexão sobre a conjuntura nos primeiros meses do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, eleito com uma frente ampla de partidos, mas que vem carregado de muita esperança e muitos desafios para a reconstrução do país”, afirmam os dirigentes sindicais.

Programação

A programação do 6º Congresso do Sinergia CUT e do 15º Congresso do Sinergia Campinas começa na manhã da sexta-feira (10), com aprovação do Regimentos Interno, seguida de debate sobre “Cenários e desafios de trabalhadores e trabalhadoras e do setor energético”. Mais tarde, acontecem reuniões de grupos de trabalho para discutir o tema. Já à noite, às 19h30, ocorre a abertura oficial dos Congressos, com a participação também de convidados.

As atividades do sábado (11) começam às 9h, com debates e votações sobre estratégia e organização sindical, alterações estatutárias das entidades e definição de diretrizes para o Planejamento Estratégico dos Sindicatos. Continue ligado!!!