24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado

Eletricitários aposentados celebram data mantendo-se firmes na luta

Atividades comemorativas foram desenvolvidas nesta terça (24) nas Macros Rio Claro e Ilha Solteira. As Macros Campinas e Bauru farão a celebração nesta quinta e sexta, respectivamente. Já as Macros São José do Rio Preto e Presidente Prudente ainda estão definindo data e horário

Nice Bulhões, com informações do Coletivo de Aposentados e das Macrorregiões do Sindicato

Para marcar o Dia Nacional do Aposentado, celebrado em 24 de janeiro, e dar continuidade às comemorações dos 25 anos do Sinergia CUT, fundado 16 de novembro de 1997, o Coletivo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sindicato  realizou um café da manhã nas Macrorregiões Rio Claro e Ilha Solteira no dia de hoje (24). A Macro Campinas fará um café da tarde nesta quinta-feira (26) e a Macro Bauru, na próxima sexta (27). As Macros São José do Rio Preto e Presidente Prudente também irão realizar atividade comemorativa, com datas e horários a serem definidos.   

Antes da confraternização, houve um bate-papo com os aposentados do setor energético sobre os desafios do presente e as estratégias de organização das ações futuras para a garantia de seus direitos. Além de celebrarem as batalhas e as vitórias, as aposentadas e aposentados trataram sobre o 7º Encontro de Aposentadas e de Aposentados, que está marcado para acontecer de 24 a 27 de agosto, na Colônia de Férias do Sindicato, localizada em Praia Grande. Entre os outros assuntos em pauta estiveram as lutas dos abrangidos pela Lei nº 4819/58, dos suplementados e também em defesa dos planos previdenciários.

Confraternização da Macro Ilha Solteira

     

    

 

Confraternização da Macro Rio Claro

Previdência Centenária

Neste dia 24 de janeiro, a Previdência Social brasileira completa 100 anos. O governo federal informou que, como parte das comemorações, estão previstas diversas atividades para todo o ano de 2023, nas unidades da Previdência e do INSS em todo o País. Nesta terça-feira, às 15h, haverá solenidade em homenagem ao centenário, com a participação do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e diversas autoridades. Durante a cerimônia, serão entregues medalhas do mérito previdenciário Eloy Chaves.

“Nesses 100 anos, a Previdência Social consolidou-se como um dos modelos de proteção mais completos do mundo e conquistou avanços e inovações. Atualmente, paga mais de 37 milhões de benefícios”, informou nota do Ministério da Previdência Social.

Criação do dia

A lei que criou o Dia Nacional dos Aposentados é de 1981. Foi instituída pelo Congresso Nacional por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio. Esta data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Este Instituto, em 1990, uniu-se ao Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) para formar o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

O INAMPS, que funcionava junto ao INPS, foi extinto e seu serviço passou a ser coberto pelo SUS. Conheça o trâmite desta lei clicando aqui. Até então, a Previdência Social atendia apenas os funcionários do governo federal. No Brasil, um dos atos que concedeu o direito à aposentadoria é de 23 de março de 1888, beneficiando apenas os empregados dos Correios.

 

“Mais salários, mais direitos, mais empregos, mais saúde, mais luta com você!”