Rumo aos Congressos

Sinergia CUT e Sinergia Campinas promovem reunião de Direção Colegiada para decidir estratégias rumo ao futuro que já está chegando

Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral

Reunião homenageia “Paulo Robin de Carvalho” e acontece em dois dias – sexta (9) e sábado (10) – com a participação também de convidados e parlamentares para debater assuntos estratégicos do setor e da classe trabalhadora

Dirigentes dos oito sindicatos do projeto Sinergia CUT, representantes sindicais de base, conselheiros e comitentes apoiados pela entidade participam, na sexta-feira (9) e no sábado (10), da 6ª Reunião da Direção Colegiada do Sinergia CUT que acontece no Centro de Formação e Lazer (Cefol) do Sindicato dos Químicos Unificados, em Valinhos (SP).

Nesses mesmos dias, acontece também a 5ª Reunião da Direção Colegiada do Sinergia Campinas, ambas denominadas “Paulo Robin de Carvalho”, ex-dirigente das entidades que será homenageado pelo importante papel que exerceu para a luta sindical, a organização dos energéticos e o fortalecimento do projeto Sinergia CUT.

Abertura e debates

A abertura da Colegiada ocorre na tarde de sexta-feira, seguida da primeira mesa que tem como pauta “Os cenários e os desafios para as e os trabalhadores e o setor energético”, a partir de debate que conta com a participação de Alencar Santana, deputado federal (PT-SP), Clarice Ferraz, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Ilumina, e Vicente Andreu, ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA).

Em seguida, dirigentes do Coletivo de Previdência do Sinergia CUT abordam o tema “Os desafios da Previdência das e dos trabalhadores do setor energético”, com uma apresentação da situação atual dos planos previdenciários e vários esclarecimentos sobre os principais problemas.

Para encerrar os trabalhos, acontece a mesa “Sinergia Campinas – as finanças em 2023”, com apresentação do Orçamento para o ano que vem.

Rumo aos Congressos

Já no sábado (10), a manhã começa com a mesa “Rumo ao 6º Congresso do Sinergia CUT e 15º Congresso do Sinergia Campinas”, quando o presidente da entidade, Carlos Alberto Alves, e o diretor da CUT Nacional, Marcelo Fiorio, apresentam objetivos e pautas a serem debatidas nos encontros, que são as maiores instâncias da categoria e acontecem em fevereiro de 2023.

Posteriormente, participantes serão divididos em grupos de trabalho para debater quatro temas, a partir do texto base: “Organização Sindical do Sinergia CUT”, “Estratégia e Gestão”, “O Setor Energético, a Negociação Coletiva e a Previdência” e “Formação e Comunicação”. O resultado das discussões será apresentado ao plenário depois do almoço para decisão coletiva de todas e todos.

Logo depois, uma mesa debate o “Projeto Industriall Brasil”, a partir de apresentação de Tayon Braatz, Rafael Magalhães e Mário Macedo Neto, todos dirigentes do Sinergia CUT.

Mais tarde, definidos os encaminhamentos gerais, acontece o lançamento do 6º Congresso e da Jornada de Aniversário dos 25 anos de lutas e ousadia do Sinergia CUT, seguida de uma homenagem especial a Paulo Roberto Robin, que dedicou anos de sua vida ao movimento sindical dos energéticos, deixando saudade na luta de todas e todos.

Mais salários, mais direitos, mais empregos, mais saúde, mais luta com você!