Endometriose é tema de simpósio organizado pelo Sinergia CUT e EndoMulheres que acontece no próximo dia 17, em Campinas

A ideia é esclarecer e informar sobre essa inflamação, que atinge uma a cada dez mulheres. Coletivos de Mulheres do Sinergia CUT e da CUT Campinas apoiam a iniciativa

“O impacto da endometriose na vida da mulher” é tema de um simpósio inédito que será realizado no próximo dia 17 em Campinas, para tratar dessa condição inflamatória crônica que afeta uma em cada dez mulheres no Brasil, segundo médicos especialistas. A organização é do Sinergia CUT e da EndoMulheres (Associação de Endometriose da Baixada Santista), com apoio dos conselhos municipais dos Direitos das Mulheres e de Saúde de Campinas junto com os coletivos de Mulheres da CUT Campinas e do Sindicato.

A ideia é esclarecer sobre o que é a endometriose – afecção provocada por uma modificação inflamatória no funcionamento normal do endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero – além de sintomas, diagnósticos, tratamentos e recomendações médicas para iniciativas que garantam qualidade de vida às mulheres.

Segundo estudos, a endometriose atinge uma em cada dez mulheres que encaram sintomas leves e graves principalmente durante a vida fértil. Os principais são cólicas intensas no período menstrual, dores pélvicas, dor na relação sexual, dor ao urinar ou evacuar, fadiga, dores lombares, sangramento intenso e denso, podendo causar até infertilidade.

Palestras e debates

Os esclarecimentos e alertas serão dados por palestrantes convidados que irão abordar também sobre os cuidados necessários para amenizar os impactos negativos na vida das mulheres, com informações para a implantação de políticas públicas para atendimento especial às portadoras em Campinas e cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Participam com palestras o médico Guilherme Karam, ginecologista e especialista em endometriose; a fisioterapeuta Cinira Assad, especialista em Saúde da Mulher; e a psicóloga Ana Viggiano, especializada em atendimento a portadoras de endometriose. Presidente e vice da Associação EndoMulheres da Baixada Santista, Flávia Marcelino e Romilda Gadi, também vão debater sobre o tema.

Para Rosana Gazzolla, dirigente do Sindicato e da CUT SP, a oportunidade é inédita em Campinas: “É preciso agradecer o esforço dos coletivos de mulheres do Sinergia CUT e da Cut Campinas, à equipe médica e ao coletivo EndoMulheres por esse encontro que trata de um tema tão importante, porém com pouca informação e com muita demora para o diagnóstico para que as mulheres tenham um tratamento rápido e eficaz”.  

Inscrições gratuitas garantem certificado

O simpósio acontece das 10h às 13h do dia 17 (sábado), no Salão Vermelho do Paço Municipal, situado na Av. Anchieta, 200, Centro de Campinas. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla, o que garante certificado de participação. Para se inscrever, clique aqui: Inscrições

“Mais salários, mais direitos, mais empregos, mais saúde, mais luta com você!”