Assembleias deliberativas

PLR 2022- CPFL Paulista, Piratininga e Brasil: Com muito custo, empresa apresenta proposta final

Após muitas cobranças do Sindicato e muitas idas e vindas, a CPFL finalmente chegou a uma proposta final para a PLR 2022. Participe das assembleias deliberativas a partir desta terça (30)!

Bira Dantas

Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT

Garantida pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2021/2022, a PLR 2022 estava com as negociações travadas na CPFL, que insistia em manter o modelo anterior de PLR, cuja regra penalizava os trabalhadores mais novos da empresa, admitidos após agosto de 2018. Eles representam, atualmente, cerca de 900 trabalhadores na CPFL, e estavam sendo muito prejudicados, pois estavam fora do padrão mínimo de referência da PLR.

Atual modelo

O modelo de PLR na CPFL estabelece, no caso de cumprimento das metas, um valor mínimo de referência, regra essa que beneficia os menores salários. Por conta desse modelo, os trabalhadores que ganham o piso da empresa e acima dele, até um certo valor, têm condições de receber uma PLR cujo valor em targets de salários supera o valor de targets do Acordo da PLR, que varia de 1,6 salário (trabalhadores em cargos de nível 2º grau) e 1,7 salário (trabalhadores em cargos de nível universitário).

Porém, esse benefício do valor mínimo de referência excluía os trabalhadores admitidos após agosto de 2018. Entre tantos problemas da PLR da CPFL, esse talvez fosse o mais grave e excludente. Para este ano, a proposta final contempla trazer para dezembro/2021 a linha de corte para o parâmetro mínimo de referência, cujo valor passará a ser de R$ 6.000,00.

Dessa forma, o Sindicato entende haver um avanço, pois cerca de 900 trabalhadores serão beneficiados com esse modelo. A proposta do ACT de PLR é de um ano. Confira no verso a proposta final e os indicadores, sendo que o EBITDA encontra-se aderente à meta estabelecida para o mesmo período, ressaltando que caso a proposta seja aprovada em assembleia e o Acordo assinado, ficará garantido o pagamento da 1ª parcela em sua totalidade (100%).

PLR 2023

Para 2023, a luta continua e o Sindicato deverá entregar a pauta para a empresa o mais rápido possível, visando dar início às negociações da PLR 2023.

Confira a proposta final e…

Imagens: Reprodução da ata

… os últimos resultados dos indicadores até julho de 2022

“Mais salários, mais direitos, mais empregos, mais saúde, mais luta com você!”